Reserva Peró

Reserva Peró

O litoral norte do Rio de Janeiro apresenta algumas das mais belas praias do país, em especial nas regiões de Cabo Frio e Búzios, a cerca de 160km da capital carioca. É justamente entre estes dois municípios que se encontra a praia do Peró. Sua grande extensão de faixa de areia branca e limpa, contrasta com o azul esverdeado do mar, encantando a quem visita. É neste cenário que desenvolvemos esta casa em um novo loteamento da região.

O projeto se propõe a integrar harmoniosamente natureza e arquitetura. Com uma grande varanda gourmet absolutamente integrada à área da piscina, um jardim de inverno que integra sala de estar, cozinha e sala de tv, além de generosos terraços no pavimento superior, o morador se vê sempre rodeado pela exuberante vegetação típico do lugar.

Logo na entrada, marcada e protegida por um pergolado em madeira coberto por vidro, a sala de estar dá as boas vindas ao visitante. Outro pergolado e vidro leva a sala de tv já bem próxima à piscina. Ambos são protegidos por uma sequência de brises móveis em aço corten dando movimento a fachada lateral. A sala de jantar é a responsável por integrar cozinha e varanda gourmet, onde podemos encontrar a churrasqueira e toda a infra-estrutura para uma reunião de amigos, algo bem comum em casas de praia. Ainda temos um lounge totalmente integrada a piscina. Estes espaços são protegidos por outra sequência de brises metálicos e um generoso jardim, o que traz privacidade aos moradores.

O acesso ao segundo pavimento se da por uma escada protegida por uma parede de vidro jateado, logo na entrada da casa. É absolutamente discreto e elegante este elemento semi-transparente que se estende térreo até a estrutura de madeira da cobertura. Uma faixa de jardim separa a escada da garagem, que comporta cerca de 8 carros, dando privacidade ao vai e vem entre o primeiro e segundo pavimentos.

Logo na chegada ao segundo andar, a circulação se extende por toda a lateral esquerda da edificação, dando acesso às 4 suítes que completam o programa da casa. Dois grandes terraços gramados convidam a primeira e o terceira suítes a se integrarem a natureza, enquanto a segunda suíte se abre para o vazio do jardim interno no pavimento térreo. A suíte master tem vista para a piscina e conta com outro terraço jardim também privativo.

Um grande telhado em estrutura de madeira, com beirais generosos, é responsável por proteger da insolação direta e das chuvas fortes da região.

Os materiais são naturais porém sofisticados; madeira, aço corten e pedra, criam ambientes acolhedores e sofisticados. Uma autêntica casa de praia, para ser curtida e poder admirar a natureza.