Mata Verde

Mata Verde

Casa localizada na bela praia de Busca Vida, a apenas 30 minutos de Salvador, Bahia. Construída para ser um refúgio verde da cidade grande, essa moradia compacta e leve foi feita na medida para um estilo de vida descontraído que um médico e um advogado resolveram adotar. Os proprietários queriam algo leve e suave, com jeito de loft. Assim, a casa foi feita em estrutura metálica, pintada de branco. Com isso, a instalação de vigas e pilares levou apenas dois dias, já que a a estrutura metálica agiliza, e muito, a obra. A casa de 172m2 demorou 6 meses para ficar pronta.

A disposição dos pilares (quatro aparentes na face frontal e outros oito escondidos pela alvenaria) e a cobertura em balanço da varanda são a alma do projeto. Parece que a casa está apoiada em paredes de vidro – grande parte de sua vedação é feita de portas de correr de vidro que possibilitam a integração total entre o exterior, repleto de árvores nativas, e o interior. Adeptos dos espaços amplos, os proprietários preferiram ter um único salão na área social. Tem-se, portanto, um programa pequeno e muito integrado, contando com suíte, salas de estar/jantar, lavabo, cozinha com copa, despensa e área de serviço.

Outro desafio superado foi a preservação das diversas árvores do terreno de 885m2. A implantação da casa foi feita mantendo quase toda a vegetação original.